Dicas Sobre o correto armazenamento de fios e cabos elétricos

Dicas Sobre o correto armazenamento de fios e cabos elétricos  | Cobrecom

IFC/COBRECOM dá dicas importantes sobre o correto armazenamento de fios e cabos elétricos nos estoques das lojas de materiais elétricos e de construção civil

 

De acordo com a empresa, a correta estocagem dos condutores elétricos garantirá que o produto chegue ao consumidor com todas as suas características de qualidade e segurança

 

São Paulo, 8 de março de 2021 – Mesmo tendo sido fabricados de acordo com as normas técnicas exigidas e segundo os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança, materiais como os fios e cabos elétricos necessitam de um bom armazenamento nas revendas para garantir o seu padrão de funcionamento.

Rosevaldo Toaliari, Supervisor de Desenvolvimento de Produto da IFC/COBRECOM, que é especializada na produção de fios e cabos elétricos de baixa tensão, explica que as más condições de manuseio e estocagem dos condutores elétricos influenciarão diretamente no tempo de vida útil do material.

“Por isso, é fundamental que os lojistas e revendedores tenham muito cuidado e atenção ao armazenar fios e cabos elétricos em seus estoques”, alerta Toaliari.

Ele ainda lembra que todos os produtos fabricados pela COBRECOM passam por rígidos processos de produção e inspeção. E por esse motivo, os lojistas devem ter o máximo de cuidado ao manusear e guardar esses materiais.

O profissional também recomenda SETE dicas importantes na hora de estocar fios e cabos elétricos:

1-     Os rolos de 100 m de fios e cabos elétricos devem ser preferencialmente armazenados em paletes, sem que haja contatos dos rolos externos com outros paletes;

 

2-     Nunca devem ser estocados paletes de rolos sobre outros paletes;

 

3-     Os rolos de 100 m não devem ser colocados em quantidades que ultrapassem a altura de 1,5 metros. E as camadas finais devem ser diminuídas em forma de pirâmide fazendo com que os rolos não desmoronem caso haja necessidade de movimentação;

 

4-     Os rolos nunca podem ser arrastados ou amontoados de forma desorganizada, para não deteriorar as embalagens e até mesmo os fios e cabos elétricos;

 

 

5-     No caso dos rolinhos com 15 ou 25 m, os produtos devem permanecer em suas caixas. Também devem ser dispostos de forma que facilite a sua visualização e obtenção durante todo o período que ficar no estoque;

 

6-     No caso dos fios e cabos elétricos que chegam às revendas em bobinas de madeira, o cuidado é com relação ao descarregar o material do caminhão. “As bobinas devem ser retiradas com a utilização de empilhadeiras ou através das rampas existentes nos caminhões. E as bobinas nunca devem ser roladas de cima do caminhão”, orienta o Supervisor de Desenvolvimento de Produto da IFC/COBRECOM;

 

7-     Na loja, os rolos de 100 m podem ser expostos de várias maneiras: em plataformas apropriadas ou em prateleiras/gondolas com altura onde o cliente tenha acesso sem necessidade de escadas.

 

Os consumidores devem rejeitar rolos com problemas

 

Antes de comprar fios e cabos nas revendas, os consumidores devem avaliar uma série de fatores, além dos tradicionais dados que averiguam a procedência do material e do fabricante.

 

“A embalagem deve estar livre de poeira e não pode apresentar nenhum tipo de violação. Além disso, todos os rolos devem ter identificação do fabricante e também o Selo do Inmetro”, indica Toaliari.

 

De acordo com o profissional, embalagens violadas, rasgadas e amassadas; ou com os cabos com batidas ou partes metálicas expostas devem ser rejeitados devido ao produto poder causar curto-circuito na instalação ou choque durante a sua utilização.

 

Sobre a IFC/COBRECOM:

Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. 

Possui duas modernas unidades fabris em Itu/SP e Três Lagoas/MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos.

O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.

Além disso, a IFC/COBRECOM é homologada pela Petrobras, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. 

Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).

Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2011, 2012, 2014 e 2016 da Abreme (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico).

Em 2018 a empresa recebeu outros importantes prêmios como o Case Ouro no 12º Prêmio Masterinstal que é organizado pelo Sindinstalação (Sindicato da Indústria da Instalação) e pela Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações).

Também recebeu o 3º Lugar na Categoria Fios e Cabos do Prêmio Abreme Fornecedores 2019.

Em 2020 a empresa conquistou dois importantes troféus no 29º Prêmio Anamaco: o 2º Lugar na Categoria Grandes Clientes e o 3º Lugar na Categoria Pulverização, ambos no Segmento de Fios e Cabos Elétricos.

A IFC/COBRECOM também patrocina importantes eventos dos setores elétrico e de construção civil como a Feicon Batimat São Paulo, o Fórum Potência, a Construsul e a Intersolar.

IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 - 0800-7023163 -  www.cobrecom.com.br        

Informações para imprensa: Marcos Guaraldo: (11) 9.9172-4808 (Claro) e (11) 9.7396-4823 (Vivo) - imprensa.cobrecom@gmail.com