Faça uma avaliação do circuito elétrico

 Faça uma avaliação do circuito elétrico | Cobrecom

Nos dias frios do inverno nada mais aconchegante e relaxante do que tomar um banho bem quentinho e gostoso. Porém, quando o chuveiro elétrico é um pouco mais antigo e não proporciona aquele banho confortável, as pessoas não pensam duas vezes em adquirir um novo aparelho.

 

Antes de instalar um novo chuveiro elétrico, a IFC/COBRECOM, uma das mais importantes empresas do segmento de elétrica, aconselha que seja feita uma avaliação do circuito elétrico na qual está instalado o modelo atual.

 

Procure um eletricista ou outro profissional qualificado para fazer essa verificação.

 

“No primeiro momento devem ser verificados a seção nominal dos fios e cabos elétricos instalados e quantos ampères possuem os disjuntores e/ou fusíveis que protegem o circuito e estão instalados no quadro de distribuição, também conhecido como quadro de luz”, ressalta Mauro Antônio Soares, supervisor de desenvolvimento de produtos da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos.

 

Rosevaldo Toaliari, supervisor de desenvolvimento de produtos e processos da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, revela que é possível trocar o chuveiro elétrico por outro modelo mais potente desde que o disjuntor e os cabos elétricos instalados sejam adequados ao novo aparelho.

 

Caso contrário, o disjuntor desarmará constantemente o circuito elétrico devido a corrente elétrica ser maior que a capacidade do dispositivo de proteção. Além disso, poderá ocorrer um aquecimento na instalação e consequentemente um curto-circuito.

 

“Principalmente nos casos em que a instalação elétrica é mais antiga e o consumidor quer comprar um chuveiro elétrico mais moderno e com potência maior que o modelo atual, será preciso realizar a troca dos cabos elétricos e do disjuntor, sendo que esse serviço também deve ser feito por profissionais habilitados, tais como o engenheiro eletricista para dimensionar o projeto elétrico e o eletricista para fazer a instalação”, alerta Toaliari.

 

Antes de comprar o novo chuveiro elétrico também é fundamental checar a tensão elétrica (“voltagem”) do aparelho e do circuito elétrico.

 

“Caso o consumidor adquira um chuveiro elétrico com a tensão diferente de sua instalação, o aparelho não terá um funcionamento adequado ou até mesmo irá queimar”, afirma Soares.

 

O profissional lembra que um modelo de 127 V quando instalado em 220 V terá sua resistência elétrica queimada e quando ocorre o contrário, o chuveiro vai operar com uma potência elétrica menor e a água não aquecerá o suficiente para um bom banho.

 

Ao retirar o modelo antigo e instalar o novo é importante que seja desligado o disjuntor do circuito elétrico do chuveiro para evitar choques e possíveis acidentes.

 

Em caso de dúvidas consulte o eletricista de sua confiança ou até mesmo a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos em seu telefone 0800-7023163.

 

Sobre a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos:

 

Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. Atualmente possui duas modernas unidades fabris em Itu, SP, e Três Lagoas, MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos com alto grau de pureza.

 

O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.

 

Além disso, a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos é homologada pela Petrobrás, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).

 

Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2014, 2012 e em 2011 da Abreme Fornecedores (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico) e também patrocina importantes eventos do setor elétrico como o Cinase (Circuito Nacional do Setor Elétrico), Cinape (Circuito Nacional de Painéis Elétricos), Cinasube (Circuito Nacional de Subestações), Cina5410 (Circuito Nacional de Instalações Elétricas), Cinaluz (Circuito Nacional de Sistemas de Iluminação), Feicon Batimat e Fórum Potência.

 

COBRECOM Fios e Cabos Elétricos: (11) 2118-3200 – 0800-7023163 – www.cobrecom.com.br

 

Informações para imprensa: Marcos Guaraldo: (11) 9.9172-4808 (claro), (11) 9.8184-6031 (Tim) e (11) 9.7396-4823 (Vivo) – imprensa.cobrecom@gmail.com