Para efetuar qualquer serviço relacionado a instalação elétrica (execução do projeto, reparo ou manutenção) é fundamental contratar um eletricista qualificado e que tenha boa formação profissional e experiência.
Assim como em outras atividades dentro da construção civil é preciso ter atenção, cuidado e pesquisa antes de fechar negócio com qualquer profissional.
Lembre-se que o eletricista é o responsável por realizar a instalação elétrica de seu imóvel e ele deve fazer as suas tarefas com segurança, atenção e qualidade.
Paulo Alessandro Delgado, gerente de marketing da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, lembra que antes de contratar um eletricista é fundamental que seja desenvolvido um projeto elétrico dimensionado de acordo com as necessidades da obra.
“Esse fator é fundamental não só para o sucesso do trabalho do eletricista, como também para a segurança do imóvel e para o correto funcionamento dos equipamentos elétricos”, completa Delgado.
Vale lembrar que os gastos totais com a instalação elétrica (projeto, execução e compra dos materiais) custam em média 6% do total de uma obra e caso não seja feita corretamente, o custo com energia elétrica será muito alto e em poucos meses a economia feita por não contratar serviços especializados se transformam em sérios prejuízos para o proprietário da obra.
Lembre-se também que não adiante ter o melhor projeto e os melhores produtos se as instalações forem mal feitas.
Para acertar na hora de contratar o eletricista siga as dicas e orientações da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos.
1- Cheque a qualificação e a experiência dos profissionais
É um requisito muito importante. Nunca feche o negócio antes de ter referências sobre o eletricista.
Fique sempre atento, pois boa parte das falhas realizadas na instalação elétrica estão relacionadas a falta de capacitação e qualificação dos profissionais.
De acordo com o engenheiro eletricista, professor e consultor, Hilton Moreno, é fundamental buscar profissionais que tenham feito cursos de eletricistas reconhecidos como o do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
“Verifique se o profissional está atualizado com relação as normas técnicas da ABNT e novidades do segmento elétrico”, aconselha Delgado.
Cheque também quanto tempo o profissional atua no mercado e em quantas obras já trabalhou.
2- Busque referências dos eletricistas
É fundamental conhecer o histórico do especialista que fará a instalação elétrica de seu imóvel.
Geralmente a propaganda ‘boca a boca’ é sempre uma boa dica para a contratação de um eletricista. Por isso, consulte e peça indicações para os amigos e conhecidos.
Se ainda assim não conseguir algum profissional, peça recomendações para o arquiteto ou para o engenheiro envolvidos em sua obra.
E antes de contratá-lo peça para ele indicações e telefones de antigos clientes para você consultar e pegar referências.
3- Solicite orçamento por escrito
Colocar tudo o que ficou acertado no papel é uma garantia tanto para o eletricista, como também para o proprietário da obra.
Moreno recomenda que o profissional especifique no orçamento os valores de mão de obra e os custos com os materiais, quando ele for também o responsável pela aquisição dos componentes elétricos.
“Também devem ser especificados no orçamento ou em um contrato o prazo para a realização do serviço, as formas de pagamento e as garantias”, orienta Delgado.
Sobre a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos:
Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. Atualmente possui duas modernas unidades fabris em Itu, SP, e Três Lagoas, MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos com alto grau de pureza.
O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.
Além disso, a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos é homologada pela Petrobrás, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).
Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2014, 2012 e em 2011 da Abreme Fornecedores (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico) e também patrocina importantes eventos do setor elétrico como o Cinase (Circuito Nacional do Setor Elétrico), Cinape (Circuito Nacional de Painéis Elétricos), Cinasube (Circuito Nacional de Subestações), Cina5410 (Circuito Nacional de Instalações Elétricas), Cinaluz (Circuito Nacional de Sistemas de Iluminação), Feicon Batimat e Fórum Potência.
COBRECOM Fios e Cabos Elétricos: (11) 2118-3200 – 0800-7023163