Diferenças entre as Tomadas de Uso Geral e de Uso Específico

Diferenças entre as Tomadas de Uso Geral e de Uso Específico | Cobrecom

Por Marcos Guaraldo

 

As tomadas possuem a função de conectar os eletrodomésticos às redes elétricas, de telefonia e de antenas.

 

“Ao dimensionar o projeto elétrico é fundamental prever que um mesmo circuito não misture as tomadas para a passagem de energia com as de telefonia e antena. Além disso, devem ser separados os circuitos de tomadas de salas e dormitórios dos especificados para os ambientes molhados como cozinhas, lavanderias e banheiros”, explica Paulo Alessandro Delgado, gerente de marketing da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, empresa que é reconhecida como uma das mais importantes fabricantes de condutores elétricos.

 

No caso das tomadas de energia é preciso saber que existem as Tomadas de Uso Geral e as Tomadas de Uso Específico.

 

 

Saber as diferenças entre esses dois tipos de tomadas é fundamental para o correto funcionamento da rede elétrica do imóvel e também para o perfeito funcionamento dos eletrodomésticos.

 

 

E a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos explica as diferenças entre esses dois tipos de tomadas.

 

 

“Vale lembrar que atualmente é obrigatório a utilização de tomadas com três pontos para a entrada do plugue”, alerta Delgado.

 

 

Outra dica importante é com relação à limpeza das tomadas. Independentemente se ela for de uso geral ou específico, nunca deve ser usada a água ou demais líquidos para essa tarefa, pois há riscos de choques e até mesmo curtos-circuitos.

 

 

Tomadas de Uso Geral

 

 

São especificadas para a ligação de mais de um eletrodoméstico (não simultaneamente) e cuja corrente elétrica de consumo não seja superior a 10 A (ampère).

 

 

As tomadas de uso geral são usadas para aparelhos de TV, rádio, DVD, som, liquidificador, ferro elétrico, secador de cabelos, entre outros.

 

 

“A seção nominal mínima dos fios e cabos elétricos para os circuitos de tomadas de uso geral é de 2,5 mm², sendo indicada a utilização de disjuntores de 10 A”, orienta Delgado.  

 

 

Vale lembrar que a NBR 5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece critérios para o número mínimo de tomadas de uso geral por ambiente:

 

 

1-Ambientes com área igual ou menor que 6 m² devem ter no mínimo um ponto de tomada;

 

 

2- Cômodos como salas e dormitórios com mais de 6 m² é preciso prever um ponto de tomada a cada cinco metros, enquanto que em cozinhas e lavanderias com mais de 6 m² deve ser especificada uma tomada a cada 3,5 m;

 

 

3- No balcão da pia da cozinha é necessário prever no mínimo duas tomadas de uso geral;

 

 

4- Nos banheiros é recomendada a instalação de uma tomada junto ao lavatório com a distância mínima de 60 cm do boxe;

 

 

5­- Em corredores, garagens, terraços e halls de entrada deve haver pelo menos um ponto de tomada.

 

 

 

 

 

Tomadas de Uso Específico

 

 

São aquelas destinadas para alimentação elétrica de apenas um eletrodoméstico com corrente nominal superior a 10 A.

 

 

Entre os aparelhos que necessitam de uma tomada de uso específico estão o chuveiro, a lavadora de louças, a torneira elétrica, a geladeira, ar-condicionado, bomba da piscina, aparelho da sauna, motor de portões automáticos, geladeira, entre outros.

 

 

A definição da quantidade dessas tomadas assim como a sua localização deve ser determinada em função das necessidades dos usuários do imóvel e também de acordo com o seu layout.

 

 

“É importante que essas tomadas estejam localizadas a no máximo 1,50 do aparelho”, recomenda Delgado.

 

 

Sobre a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos:

 

Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. Possui duas modernas unidades fabris em Itu, SP, e Três Lagoas, MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos com alto grau de pureza.

 

O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.

 

Além disso, a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos é homologada pela Petrobras, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).

 

Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2016, 2014, 2012 e em 2011 da Abreme (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico).

 

Em 2017 conquistou o 2º Lugar na categoria Grandes Clientes no segmento de Fios e Cabos Elétricos do Prêmio Anamaco 2017 que destaca as Melhores Indústrias da Construção Civil.

 

Também foi premiada com os Cases Prata e Bronze no 11º Prêmio Masterinstal, que foi realizado em outubro de 2016 pelo Sindinstalação (Sindicato da Indústria da Instalação) e pela Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações).

 

A COBRECOM Fios e Cabos Elétricos também patrocina importantes eventos dos setores elétrico e de construção civil como a Ecomac  Bahia, o Fórum Potência e a Feicon Batimat São Paulo.

 

COBRECOM Fios e Cabos Elétricos: (11) 2118-3200 - 0800-7023163 -  www.cobrecom.com.br