Fios e Cabos Elétricos Piratas

Fios e Cabos Elétricos Piratas | Cobrecom

A compra de produtos elétricos requer muita atenção e cuidado, pois de nada adianta ter o melhor projeto de instalação elétrica se os materiais adquiridos não tiverem os requisitos mínimos de segurança e qualidade.

 

Por isso, a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, reconhecida como uma das mais importantes empresas fabricantes de condutores elétricos, alerta para os riscos de utilizar os fios e cabos elétricos piratas.

 

Paulo Alessandro Delgado, gerente de marketing da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, explica que ao escolher esses materiais a instalação elétrica ficará comprometida e haverá o aumento no consumo de energia elétrica e o maior risco de ocorrerem curtos-circuitos e até mesmo incêndios.

 

“Por isso, a dica é nunca comprar ‘gato’ por ‘lebre’. Desconfie de preços muito baixos e lembre-se que é fundamental adquirir materiais de marcas reconhecidas no mercado para ter uma instalação de qualidade, segura e confiável”, ressalta Delgado.

 

De acordo com ele, a economia inicial com a compra de condutores elétricos irregulares sempre resultará em prejuízos e gastos maiores com a revisão da instalação elétrica, uma vez que, para resolver o problema, será necessário comprar novos produtos certificados e gastar com a mão de obra para essas correções.

 

Por que os fios e cabos elétricos piratas nunca devem ser utilizados?

 

Além de irregulares (não estão de acordo com as normas técnicas da ABNT e não possuem certificação obrigatória do Inmetro), esse tipo de material compromete a instalação elétrica, já que eles não atendem os itens recomendados pelas normas técnicas ou empregam materiais de baixa qualidade.

 

“Os condutores elétricos piratas são ‘desbitolados’, pois possuem menor quantidade de cobre que o exigido pelas normas técnicas. Além disso, o cobre utilizado não é puro e não é indicado para fins elétricos. Esses produtos geralmente usam cobre de sucata e com até 30% de impurezas”, revela Rosevaldo Toaliari, supervisor de desenvolvimento de produtos e processos da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos.

 

Segundo o profissional, o material por ser subdimensionado conduz menos energia e pode resultar no aquecimento indevido dos condutores (sobrecarga) com o consequente aumento na conta de luz, em desarmes frequentes dos disjuntores e também em curtos-circuitos e incêndios.

 

Hilton Moreno, professor, engenheiro eletricista e consultor da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos também lembra que os fios e cabos piratas não contam com a mesma capacidade de isolação que os produtos certificados.

 

“Em geral, o material isolante plástico usado nos materiais piratas também não é totalmente adequado para fins elétricos, causando fugas de corrente elétrica excessivas, com riscos de choques elétricos e curtos-circuitos, diminuição da vida útil do cabo, e não possui propriedade antichama exigida dos produtos certificados, ou seja, propagam fogo em caso de incêndios”, explica Moreno.

 

Fique atento também, pois existem muitos desses produtos piratas que possuem o selo do Inmetro, o endereço e o telefone do fabricante que são falsos. É possível obter no site do Inmetro a relação de todas as marcas que estão regularizadas com a certificação dos produtos.

 

Por isso, prefira fios e cabos elétricos de marcas reconhecidas no mercado como os da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos.

 

A empresa possui duas modernas unidades fabris em Itu, SP, e Três Lagoas, MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos com alto grau de pureza.

 

O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.

 

“Temos em nossas duas unidades fabris um Laboratório Técnico bem estruturado. Cada um deles conta com todos os equipamentos necessários para a realização dos testes, além de funcionários treinados para a execução desses testes que são exigidos pelas normas técnicas de cada tipo de produto”, afirma Delgado.

 

Entre os testes que são realizados estão os:

 

Dimensionais: que conferem se estão corretos os diâmetros externos do produto, do condutor, assim como as suas espessuras.

 

Físicos e mecânicos: são testados o alongamento do condutor e da sua isolação e cobertura.

 

Elétricos: são checadas a tensão aplicada e as resistências elétricas e de isolamento.

 

Outros defeitos dos fios e cabos elétricos piratas

 

Além da péssima qualidade das matérias-primas usadas em sua fabricação, os condutores irregulares apresentam problemas como a sua vida útil comprometida, a menor resistência às intempéries e o peso menor devido à falta de cobre em sua fabricação.

 

“Outro problema diz respeito ao o rolo dos fios e cabos piratas que geralmente possuem menos de 100 metros, ou seja, o dono da obra terá que comprar mais material para completar a instalação elétrica”, diz Moreno.

 

Segundo o gerente de marketing da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, a escolha por fios e cabos elétricos piratas não vai gerar problemas e prejuízos somente para o consumidor final que terá o aumento do consumo de energia elétrica e o risco da perda do patrimônio.

 

“É preciso que os revendedores, lojistas, distribuidoras, instaladoras e construtoras também sejam conscientes e não especifiquem ou revendam esse tipo de material”, orienta Delgado.

 

De acordo com ele, é importante lembrar que essas empresas ao indicar, especificar ou revender fios e cabos elétricos piratas terão clientes insatisfeitos, poderão se tornar corresponsáveis por eventuais problemas na obra e perderão credibilidade no mercado.

 

Além disso, os lojistas podem ter o seu estoque apreendido pelas fiscalizações e sofrerem penalidades jurídicas.

 

Sobre a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos:

 

Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. Atualmente possui duas modernas unidades fabris em Itu, SP, e Três Lagoas, MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos com alto grau de pureza.

 

O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.

 

Além disso, a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos é homologada pela Petrobras, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).

 

Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2016,  2014, 2012 e em 2011 da Abreme (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico).

 

Também foi premiada com os Cases Prata e Bronze no 11º Prêmio Masterinstal, que foi realizado em outubro de 2016 pelo Sindinstalação (Sindicato da Indústria da Instalação) e pela Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações).

 

COBRECOM Fios e Cabos Elétricos também patrocina importantes eventos dos setores elétrico e de construção civil como a Ecomac  Bahia, o Fórum Potência, a Feicon Batimat São Paulo, a Expo Predial Tec e o Fórum Potência Eletricista Consciente.

 

COBRECOM Fios e Cabos Elétricos: (11) 2118-3200 – 0800-7023163

 

  • Informações para imprensa: Marcos Guaraldo: (11) 99172-4808 (Claro), (11) 98184-6031 (Tim) e (11) 97396-4823 (Vivo) – imprensa.cobrecom@gmail.com