Para que a instalação elétrica de seu imóvel seja segura, confiável e de qualidade é preciso levar em conta uma série de fatores.
De nada adianta ter o melhor projeto e os melhores profissionais envolvidos na execução da instalação se foram adquiridos materiais elétricos de qualidade duvidosa.
O contrário também pode comprometer a segurança do imóvel, ou seja, ter os melhores materiais elétricos não é garantia de segurança se não houver um projeto elétrico bem elaborado.
Por isso, a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, que é uma das empresas mais importantes do segmento de elétrica, lista dicas importantes para o sucesso do projeto elétrico de uma residência.
Dica nº 1: Contratar profissionais habilitados
É a primeira regra para garantir o sucesso de uma instalação elétrica.
Nunca contrate um profissional apenas levando em consideração o menor preço do serviço, pois o resultado final de um projeto mal elaborado pode levar a um aumento do custo da obra.
Prefira sempre profissionais com experiência comprovada. Por isso, antes da contratação, peça referências de outros serviços realizados pelo profissional que pretende contratar e decida por aquele que tenha mais conhecimento.
De acordo com Rosevaldo Toaliari, supervisor de desenvolvimento de produtos e processos da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, os gastos totais com a instalação elétrica (projeto, execução e compra dos materiais) custam em média 6% do total de uma obra e caso não seja feita corretamente, o gasto com energia elétrica será muito alto e em poucos meses a economia feita por não contratar serviços especializados se transformam em sérios prejuízos para o proprietário da obra.
Dica nº 2: Elaborar um projeto elétrico elaborado corretamente
Um projeto elétrico bem elaborado é aquele que está de acordo com a norma técnica NBR 5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esse fator garante o correto funcionamento de todos os componentes da instalação, além de evitar sobrecargas, que podem resultar em um aumento do consumo de energia e problemas de segurança.
O dimensionamento dos componentes em geral e dos condutores elétricos em particular é realizado de acordo com a corrente elétrica que irá circular pelos fios e cabos e pelos dispositivos de proteção como os disjuntores ou fusíveis.
Por isso, é importante o proprietário da obra informar o autor do projeto quais equipamentos elétricos e quais aparelhos eletroeletrônicos serão instalados na residência.
“Além da preocupação com o correto dimensionamento dos condutores, é preciso estar atento no projeto aos agentes externos como presença de água, poeira, salinidade, animais roedores, exposição ao sol e aos produtos químicos, que podem danificar a isolação de fios e cabos provocando até curtos-circuitos”, comenta Hilton Moreno, professor, engenheiro eletricista e consultor da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos.
Vale lembra que o projetista deve elaborar também o memorial descritivo com a especificação de todos os materiais que serão usados.
Dica nº 3: Compra dos materiais
A aquisição dos materiais elétricos que formam a instalação elétrica de uma residência pode parecer uma tarefa complicada. Mas, se essa etapa for seguida com atenção, a compra dos componentes elétricos será fácil e descomplicada.
Lembre-se em primeiro lugar que a economia e a aquisição de materiais irregulares são inimigos de qualquer instalação elétrica, pois de nada adiantará ter o melhor projeto elétrico, se forem utilizados materiais de qualidade duvidosa, pois nesse caso aparecerão problemas no futuro e a economia inicial resultará em gastos maiores com reparos e manutenções.
Contar com a ajuda dos profissionais como os autores do projeto elétrico (engenheiro eletricista) e até mesmo do eletricista é fundamental.
Para essa etapa, Moreno aconselha seguir as especificações da lista de materiais elétricos, pois é o primeiro passo para evitar desperdícios com a compra excessiva de cada produto.
“Atualmente várias empresas e profissionais de instalação elétrica contam com softwares de projeto que permitem listar e quantificar os materiais necessários para a instalação de uma forma mais precisa do que quando o trabalho é feito à mão”, comenta Moreno.
Uma boa dica da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos é com relação aos componentes elétricos como os disjuntores, DRs, tomadas, interruptores, quadro de luz, entre outros.
Por se tratarem de peças, é preciso adquirir exatamente a quantidade que está especificada na lista de materiais entregue pelo projetista.
Já com relação aos fios e cabos elétricos, é aconselhável a aquisição de 5 a 10% a mais de cada seção nominal (bitola) especificada.
“Esse fator evita ter que parar a obra e ir até um ponto de venda na falta de condutores elétricos durante a passagem dos cabos elétricos. Isso porque é bastante comum que os comprimentos dos eletrodutos na obra sejam um pouco maiores do que os especificados em projeto”, afirma Moreno.
E, caso haja sobras de condutores elétricos, o material deve ser guardado em locais que estejam completamente livres do sol, da chuva e da umidade e em lugar na qual não sofram danos mecânicos para o material, tais como esmagamento, cortes, entre outros.
Caso contrário, não poderão ser utilizados no futuro em caso de manutenções e reparos da rede elétrica do imóvel.
Dica nº 4: Não compre produtos irregulares
A utilização de materiais irregulares como os fios e cabos ‘desbitolados’ comprometem a instalação elétrica, pois eles não estão de acordo com as normas técnicas da ABNT e não possuem certificação do Inmetro.
Além disso, possuem menos cobre e material isolante que o recomendado pelas normas.
Por serem subdimensionados, haverá o aquecimento dos condutores, perdas de energia e o aumento na conta de luz.
O material de má qualidade ainda pode resultar em queda constante dos disjuntores, curtos-circuitos e incêndios.
Por isso, antes da aquisição confira se nas embalagens constam o selo do Inmetro, as normas técnicas referentes ao produto e principalmente se há os dados do fabricante como CNPJ, endereço e número de telefone de atendimento ao consumidor.
Porém, é preciso estar atento, pois existem muitos desses produtos que possuem o selo do Inmetro, o endereço e o telefone do fabricante que são falsos. Por isso, prefira fios e cabos elétricos de marcas como a COBRECOM e materiais elétricos como disjuntores, DRs, entre outros, de marcas reconhecidas no mercado.
A COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, possui um amplo portfólio de fios e cabos elétricos de baixa tensão que podem ser usados em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais.
A empresa possui um rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção, que garante materiais seguros, confiáveis e de altíssima qualidade que atendem a todas as normas de fabricação.
Atualmente, possui duas modernas unidades fabris em Itu, SP, e Três Lagoas, MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos com alto grau de pureza.
Além disso, as duas unidades contam com um Laboratório Técnico utilizado para realizar todos os testes de qualidade necessários e exigidos pelas normas técnicas da ABNT.
Por isso, os fios e cabos elétricos produzidos pela COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, são encontrados nas principais revendas de materiais elétricos e de construção de todas as regiões brasileiras.
Dica nº 5: Aterramento é obrigatório
Segundo a NBR 5410, o sistema de aterramento é um item de proteção obrigatório.
Ele oferece um caminho seguro para que as descargas elétricas que poderão ocorrer no local sejam direcionadas para a terra, além de proteger as pessoas contra choques elétricos. Ele também é um item fundamental no sistema de proteção contra a queima dos componentes da instalação e dos equipamentos eletroeletrônicos.
Por isso, também é importantíssimo que as pessoas não inutilizem o fio terra dos aparelhos.
O fio terra deve ser instalado em todas as tomadas e demais pontos de utilização energia elétrica do imóvel, inclusive nos circuitos de iluminação.
Em caso de dúvidas solicite ao engenheiro eletricista e/ou eletricista que lhe mostre que o aterramento foi feito. O fio terra deve ser identificado pela cor verde ou verde com listras amarelas.
Sobre a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos:
Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. Atualmente possui duas modernas unidades fabris em Itu, SP, e Três Lagoas, MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos com alto grau de pureza.
O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.
Além disso, a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos é homologada pela Petrobrás, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).
Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2014, 2012 e em 2011 da Abreme Fornecedores (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico) e também patrocina importantes eventos do setor elétrico como a Ecomac Bahia, o Fórum Potência, a Feicon Batimat São Paulo, a Feicon Batimat Nordeste, a Expo Predial Tec e o Fórum Potência Eletricista Consciente.
COBRECOM Fios e Cabos Elétricos: (11) 2118-3200 – 0800-7023163