São Paulo, 16 de maio de 2019 – Reconhecida como uma das maiores do segmento de elétrica do país, a IFC/COBRECOM ressalta que SEGURANÇA é de extrema importância quando se trata de fios e cabos elétricos.
Segundo a empresa, pelo fato de os condutores elétricos não ficarem visíveis (estão dentro das paredes), muitas pessoas acabam não dando a devida importância na hora de comprar esses produtos.
Porém, esses produtos estão entre os materiais mais relevantes para a instalação elétrica de um imóvel e possuem a função de levar a energia desde o padrão de entrada até os pontos de utilização como as tomadas e os interruptores.
“Economizar é palavra proibida na hora de comprar os fios e cabos elétricos, pois a aquisição de produtos de qualidade duvidosa como os cabos ‘desbitolados’ comprometem o funcionamento e a segurança da instalação elétrica, causando problemas como curtos-circuitos e até mesmo incêndios”, alerta afirma Rosevaldo Toaliari, supervisor de desenvolvimento de produtos e processos da IFC/COBRECOM.
Por isso, é fundamental seguir uma série de regras antes de adquirir os condutores elétricos.
“Invista apenas em produtos de qualidade reconhecida como os fios e cabos de importantes marcas como os da IFC/COBRECOM que são fabricados com o mais rigoroso controle de qualidade e estão de acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Além disso, também possuem certificação do Inmetro”, afirma Toaliari.
IMPORTANTE!
Hilton Moreno, engenheiro eletricista, professor e consultor técnico da IFC/COBRECOM, revela que não basta ter os melhores fios e cabos elétricos se eles não forem dimensionados corretamente.
“Para fazer o projeto elétrico do imóvel e dimensionar todos os componentes elétricos deve ser contratado um profissional habilitado e qualificado como o engenheiro eletricista, tecnólogo ou um técnico eletrotécnico”, diz Moreno.
Lembrando também que os condutores elétricos devem ser compatíveis com os disjuntores instalados no imóvel para que a rede seja adequadamente protegida contra sobrecargas e curtos-circuitos.
Outras dicas importantes antes de comprar fios e cabos elétricos:
Fios e cabos da marca COBRECOM: sinônimos de inovação, segurança e máxima eficiência
A IFC/COBRECOM possui duas modernas unidades fabris em Itu/SP, e Três Lagoas/MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos.
O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação
Além disso, os dois parques fabris contam com um Laboratório Técnico bem estruturado.
Cada um deles conta com todos os equipamentos necessários para a realização dos testes, além de funcionários treinados para a execução desses testes que são exigidos pelas normas técnicas de cada tipo de produto.
Entre os testes que são realizados estão os:
Dimensionais: que conferem se estão corretos os diâmetros externos do produto, do condutor, assim como as suas espessuras.
Físicos e mecânicos: são testados o alongamento do condutor e da sua isolação e cobertura.
Elétricos: são checadas as falhas de isolação e curto-circuito através do teste de tensão aplicada e as resistências elétricas e de isolamento de acordo com as normas vigentes.
Por que os fios e cabos elétricos piratas nunca devem ser utilizados?
Além de irregulares, esses materiais representam grande perigo para a instalação elétrica e para os moradores do imóvel, já que eles elevam a ocorrência de curtos-circuitos que podem causar até incêndios de grandes proporções.
Além disso, a economia inicial com a compra de condutores elétricos irregulares sempre resultará em prejuízos e gastos maiores com a revisão da instalação elétrica, uma vez que, para resolver o problema, será necessário comprar novos produtos certificados e gastar com a mão de obra para essas correções.
Essa enganosa economia inicial também é superada pelo aumento do consumo de energia que os produtos piratas geralmente apresentam.
“Os fios e cabos elétricos piratas são ‘desbitolados’, pois possuem menor quantidade de cobre que o exigido pelas normas técnicas. Além disso, o cobre utilizado não é puro e não é indicado para fins elétricos. Esses produtos geralmente usam cobre de sucata e com até 30% de impurezas”, revela Toaliari.
Segundo o profissional, o material por ser subdimensionado conduz menos energia e pode resultar no aquecimento indevido dos condutores (sobrecarga) com o consequente aumento na conta de luz, em desarmes frequentes dos disjuntores e também em curtos-circuitos e incêndios.
Hilton Moreno também lembra que os fios e cabos piratas não contam com a mesma capacidade de isolação que os produtos certificados.
“Em geral, o material isolante plástico usado nos materiais piratas também não é totalmente adequado para fins elétricos, causando fugas de corrente elétrica excessivas, com riscos de choques elétricos e curtos-circuitos, diminuição da vida útil do cabo, e não possui propriedade antichama exigida dos produtos certificados, ou seja, propagam fogo em caso de incêndios”, explica Moreno.
Outro problema diz respeito ao o rolo dos fios e cabos piratas que geralmente possuem menos de 100 metros, ou seja, o dono da obra terá que comprar mais material para completar a instalação elétrica.
Sobre a IFC/COBRECOM:
Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão.
Possui duas modernas unidades fabris em Itu/SP e Três Lagoas/MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos.
O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.
Além disso, a IFC/COBRECOM é homologada pela Petrobras, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha.
Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).
Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2016, 2014, 2012 e em 2011 da Abreme (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico).
Em 2018 a empresa recebeu outros importantes prêmios como o Case Ouro no 12º Prêmio Masterinstal que é organizado pelo Sindinstalação (Sindicato da Indústria da Instalação) e pela Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações).
Além disso, a IFC/COBRECOM conquistou o 2º Lugar na Categoria Grandes Clientes e o 3º Lugar na Categoria Pulverização, ambos no Segmento de Fios e Cabos Elétricos do 27º Prêmio Anamaco; além do 3º Lugar no segmento de fios e cabos elétricos do Top Of Mind da Revista Revenda Construção.
A IFC/COBRECOM também patrocina importantes eventos dos setores elétrico e de construção civil como a Ecomac Bahia, o Fórum Potência e a Feicon Batimat São Paulo.
IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 - 0800-7023163 - www.cobrecom.com.br
Informações para imprensa: Marcos Guaraldo: (11) 9.9172-4808 (Claro), (11) 9.8184-6031 (Tim) e (11) 9.7396-4823 (Vivo) - imprensa.cobrecom@gmail.com
COBRECOM anuncia parceria com a AltoQi, líder em soluções tecnológ...
COBRECOM lança 2º curso na plataforma Parceiro da Construção...
COBRECOM é Top Of Mind na Categoria Fios e Cabos Elétricos...
COBRECOM participa da ExpoElétrica 2023...
COBRECOM faz balanço positivo de sua participação na Feicon 2023...
IFC/COBRECOM é uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Brasil 2023...